CENTRAL DO CLIENTE

Dezwork Digital

Novidades

09
Ago

Sebrae dá dicas para quem quer iniciar um e-commerce de nicho


Gestão

Apesar das potencialidades do setor, muitos empreendedores ainda perdem oportunidades por focarem suas ações apenas no mercado de massa, esquecendo um preceito fundamental nas atuais tendências de negócios: a segmentação.

Segmentar significa encontrar um nicho de atuação no mercado para investir de maneira mais direta nas suas potencialidades.

O nicho representa uma fatia de determinado mercado, constituído por consumidores que apresentam características em comum. Esses consumidores têm demandas de compras específicas.

Pequenos negócios

Para os pequenos negócios, os nichos de mercado são uma excelente forma de iniciar um empreendimento com menos riscos. Além disso, é uma maneira de aumentar o valor agregado dos produtos, implementando os ganhos.
 

Confira a seguir quadro comparativo sobre os mercados de massa e de nicho:

Sebrae dá dicas para quem quer iniciar um ecommerce de nicho

Vantagens

Ao investir na segmentação, o empresário do e-commerce tem algumas vantagens em relação ao mercado de massa. Confira a seguir:
 

- Concorrência mais baixa, pois o mercado é menor, o que possibilita uma atuação mais direta;

- A possibilidade de liderança é mais facilmente alcançável no mercado de nicho, uma vez que a concorrência é menor;

- O investimento inicial é mais baixo em comparação ao mercado de massa, que necessita de maiores esforços para se destacar ante a concorrência;

- Ao oferecer produtos exclusivos, é possível trabalhar com preços mais altos, o que garante mais lucros para a empresa;

- As ações de marketing são mais baratas e alcançam melhores resultados, pois é possível direcionar os esforços para o público-alvo;

- Ao contrário do mercado de massa (cujo foco é o preço), no mercado de nicho, o atendimento é mais importante e deve satisfazer às demandas da clientela. Isso possibilita a fidelização do cliente e a expansão dos negócios, inclusive, para outros nichos.
 

Como começar


O primeiro passo para investir na segmentação no e-commerce é identificar as potencialidades de nichos de mercado que ainda não são atendidos. Para isso, deve ser levado em conta o perfil do consumidor e as novas demandas mercadológicas.

Quem já empreendeu seu e-commerce, mas ainda está focado no mercado de massa, precisa implementar ações para possibilitar que o consumidor encontre os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Esse é um primeiro passo para conseguir ampliar suas ações, a fim de iniciar o processo de segmentação, estratégia que é fundamental para consolidar seu empreendimento online.

É necessário que o contato com o público seja direto, atendendo a suas demandas e necessidades. Por isso, é preciso manter o planejamento sempre atualizado. Além de estar informado sobre as tendências de mercado e o perfil dos consumidores.

Quem está no mercado de massa, mas já adota recortes estratégicos para o marketing, como a implementação de ações sociodemográficas direcionadas ao público feminino ou a classe C, por exemplo, pode adotar algumas estratégias do mercado de nicho para atender às exigências dos consumidores.

Essas ações devem contemplar demandas pouco atendidas pelo mercado de massa, a exemplo de lojas de sapatos para tamanhos muito pequenos ou muito grandes, roupas para bebês prematuros, venda de acessórios e roupas vintage, entre inúmeras outras oportunidades.

A adoção gradativa de estratégias de segmentação é um meio de fazer a transição do mercado de massa para atender a um nicho específico, sem comprometer o funcionamento da empresa.

 

Fonte: Sebrae



Receba sempre as novidades no seu e-mail!


Copyright © 2013 - 2019 Dezwork Digital LTDA.
Dezwork Digital LTDA - CNPJ 18.396.277/0001-40